EXPOSIÇÃO

"EX-VOTOS TEATRAIS

40 ANOS DE TEATRO"

realizada em Junho-Julho de 2015

no

 MUSEU SOARES DOS REIS  PORTO

 

"Aos milagres do nosso teatro oferecemos pedaços artesanais do nosso corpo, das nossas..."

Ouvir a entrevista -->

 

Parceria : Museu Soares dos Reis, Teatro Nacional de São João.

Produção : Quinta Parede

 


Reconhecimento Oficial

no Brasil 

Ver a Moção de Louvor e Aplauso a José Caldas

 

 

 

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE 

a partir do romance de José Saramago

 

Saber mais ==>

 

Acende a noite

 

 

 O Medo Azul

Diaporama : 1 minuto

 

"A poética teatral é que mais  profundamente identifica o trabalho  do encenador..."

                                                        Carlos Porto

 

A quarta parede é o termo que, por convenção se define em teatro o lado do palco virado para o público, aquela linha ideal de demarcação que separa o lugar da representação do espaço reservado aos espectadores.

A Quinta Parede é um projecto que pretende realizar com o seu jovem público um intenso atravessar desta metafórica zona de fronteira colocada entre o palco e a plateia, na convicção de que só a continuidade de tais “passagens” consinta a iniciação de uma eficaz relação teatral com as novas gerações e a criação de um público mais crítico e culto. 

Com residência no norte de Portugal desde 1997 sonhamos envolver-nos com a comunidade. Desde a infância a procura de um público multietário que venha desejar o teatro e aprender a ama-lo. Teatro que se quer como direito democrático e cívico.

Constatamos que entre as razões mais subtis e mais complexas que as pessoas têm para ir ao teatro é o seu desejo de testar, de ampliar e de explorar a sua necessidade de sociabilização. De provar o sentimento de pertença a uma comunidade e de combater o sentimento de solidão e isolamento que as sociedades ocidentais tendem a suscitar e acentuar. Porque, talvez, no teatro, esses espectadores estejam ligados de maneira imprecisa, mas perceptível aos outros membros do público.

Assim, queremos que esta experiência teatral, embora vaga e indirecta nos proporcione a saudade do teatro, embelezada por uma aura mítica, onde o prazer estético se entrelaça com o prazer social.   

Entrevista de José Caldas
na Radio Nova a 12 de Junho de 2015
 
 

Última publicação:

 

José Caldas

40 anos de teatro

 

 Leia aqui  >

 

 

 

 

De 26 de Outubro 2013 

a 20 de Janeiro 2014

estivemos em digressão pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Natal e Brasília, com os espectáculos : O MEDO AZUL e ACENDE A NOITE

  O ROUXINOL

Saber mais ==>

A Quinta Parede é membro da ATINJ - Associação de Teatro para a Infância e Juventude - www.atinj.pt