José Caldas   

 

 Encenador, professor e dramaturgo 

José Caldas 

10 de Maio de 1945

 

 

            

 

 
   

 

Currículo Vitae

 

Vida Académica

No Brasil - Fundação Brasileira de Teatro e Conservatório Nacional de Teatro - Rio de Janeiro.
De 1972 a 1974 - Em Londres - Escola Cit - Lit - Curso de mímica e movimento.
Em Paris - Aluno livre na Escola de Belas Artes
De 1974 a 1978 - Em Portugal - Cursa a Escola Piloto de Educação pela Arte - Lisboa

Vida Profissional

 De 1968 a 1972- No Brasil 

Actor nas peças: "Senhora na Boca do Lixo" de Jorge Andrade, Rio de Janeiro; "Ralé" de Máximo Gorki, Rio; "O pequeno Príncipe" de Exupery, Rio; "Longe daqui, aqui mesmo" de António Bívar, direcção de António Abujamra, Rio.
"De Bocage a Nelson Rodrigues" e "O versátil Mr. Sloane" de Joe Orton, Digressão por todo o Brasil; "O Balcão" de Jean Genet, Direcção de Victor Garcia ; "A Celestina" de Rojas, direcção de Zienbinsk e "Álbum de Família" de Nelson Rodrigues, São Paulo.

Assistente de Encenação em "A Celestina" e "Álbum de Família".

De 1974 a 1987 - Em Portugal

Encena a peça: "A noite dos Assassinos" de José Triana, Os Cómicos - Lisboa. Funda a Cooperativa Oficina de Teatro e Comunicação e encena , produz e actua nas peças: "A navalha na carne" de Plínio Marcos; " A grade"; "A boda dos pequeno-burgueses" de Brecht.
Dramaturgia e encenação das peças: "Ou isto ou aquilo" a partir da poesia de Cecília Meireles, Oficina de Teatro e Comunicação; "Tatipirun, a terra dos meninos pelados" a partir de Graciliano Ramos para o TAS - Teatro Animação de Setúbal; "A vida íntima de Laura" a partir do texto de Clarice Lispector, para o Teatro Hoje; "Corda Bamba" a partir do texto de Lígia Bojunga Nunes, para o Cendrev - Évora; "Chorar para rir" deMarcel Sabourin para o TEC - Cascais; "O gato malhado e a andorinha Sinhá" de Jorge Amado, para o TAI - Porto. "Bodas de Ouro" a partir de Brecht - TUP - Teatro Universitário do Porto; "Chão de Estrelas" com João Loyo - Realejo - Porto.
Funda a Cooperativa Sete Ofícios e cria os espectáculos:
"A mulher que matou os peixes" a partir da obra de Clarice Lispector e "Acende a noite" a partir da obra de Ray Bradbury.
Actor na peça : "Caras ou Coroas" - O Bando.

De 1987 a 1991 - Em Itália

Encenador e Dramaturgo dos espectáculos: "Accendi la Notte" de Ray Bradbury e "I venditori di Miracoli" a partir de Gabriel Garcia Marquez - Assemblea Teatro - Turim.
"L'intimo disordine" a partir da obra de Clarice Lispector - Gupo de professores - "L'autre l' animazione" e "La terza sponda" a partir da obra de João Guimarães Rosa - CTB - Centro Teatrale Bresciano - Brescia.

Em 1991 - No Brasil

Cria O Projecto "Qual e a nossa" sobre e com os meninos de rua de São Luís - Maranhão e cria o espectáculo sobre prostituição de menores " A cândida Erêndira e a sua avó desalmada" a partir da novela de Gabriel Garcia Marques.

De 1992 a 2007 em Portugal

Cria os seguintes espectáculos: " O senhor das asas grandes" a partir de Gabriel Garcia Marquez - Grupo Pau e Tela;

Em 1993 cria em França "La vie intime de Laura" a partir de Clarice Lispector para a Bienal de Teatro de Lyon.

Em Portugal: " O vendedor de milagres" a partir de Garcia Marquez - Seiva Trupe; "Tristerra" a partir da obra de Miguel Torga, Teatro Bruto; "A menor mulher do mundo" a partir do conto de Clarice Lispector - Teatro Art' Imagem; "Auto do Boi" a partir de vários textos - Teatro Bruto; " A menina de lá" a partir de João Guimarães Rosa - Teatro Nacional de São João - Porto; " A memória de Giz" a partir da novela de Agostina Bessa Luís - Teatro Art'Imagem; "A serpente" de Nelson Rodrigues - Escola da Noite - Coimbra; "O embondeiro que sonhava pássaros" a partir de Mia Couto e "Pedrinhas de luar" a partir dos Irmãos Grimm - Teatrão - Coimbra.

Funda a Associação Cultural Quinta Parede e cria os espectáculos: "O Rouxinol" a partir do conto de Andersen; "Adamubies - Música cénica" a partir de vários autores; "Cordel - histórias de uma escrita falante" a partir do Cordel Português e Brasileiro; "Nojo" de Robert Schneider, Teatro Da Cornucópia; "Ou isto ou Aquilo" a partir de Cecília Meireles, para Coimbra Capital da Cultura - 2003.
Em Espanha - 2004
"As laranxas mas laranxas de todas as laranxas" a partir do texto de Carlos Casares. Adaptação dramática e Encenação.Centro Dramático Galego.
Em 2005 o Teatro Experimental de Cascais comemora "Os 30 anos de Teatro e Jovem Público" no Teatro Mirita Casimiro, com uma exposição sobre a obra teatral dedicada à Infância e Juventude em Portugal, e a reposição de "O Rouxinol".
Em 2006 cria o espectáculo "O medo Azul" a partir da obra de Perrault e o Recital de Poesia e Música para Crianças - "O menino Azul".
Encena em Lousada, com o Grupo Jangada Teatro, "Quem Come a Minha Casinha" a partir da obra dos irmãos Grimm-2006. Cria na Fundação Calouste Gulbenkian os espectáculos "No mundo do jazz" e "Ligações Amorosas "Serviço de Música - 2007.

Animação Cultural

Trabalho Interdisciplinar com as expressões artísticas - Instituto Adolfo Coelho - Lisboa.
"Os Palhaços" - Animação Nas Escolas de Miranda do Douro - Promovido pelo Museu de Mirando do Douro.
Vários Seminários com professores sobre Dinâmica Educativa através das Artes - Promovido pela Direcção Geral do Ensino Básico - Lisboa.
Curso de Expressão Dramática para Professores - Museu do Traje - Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura - Lisboa.
Projecto Artístico e de Animação Inauguração do Centro de Arte Infantil - Fundação Gulbenkian.
Projecto de animação interdisciplinar "Dia dos Museus" - Museu do Traje - Lisboa.
"A criança e o cinema", Centro de Arte Moderna - Fundação Gulbenkian.
" Dia dos Museus" Casa Tait - Porto.
Vários Cursos de Expressão Dramática para Professores - Promoção da Câmara Municipal do Porto.
Participa nos Encontros sobre Teatro/Escola "Il piacere dell'Arte" Ministero della Pubblica Istruzione - Torino e "WWW. TeatroScuola.it" Ministero dell'Instruzione - Milão - Itália.
Organiza com a Quinta Parede e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação o
"1º Encontro Europeu de Teatro/Escola" - Porto

Televisão

Colabora nos programas - "Concordo ou talvez não" RTP - Lisboa e "Os amigos do Gaspar" RTP - Porto.
A RTP Lisboa grava as suas peças: "Ou isto ou aquilo"; "Corda Bamba", "A vida íntima de Laura"e "Chorar para rir".

Crítica de Teatro

Faz crítica de teatro nos seguintes Jornais Portugueses: " O Jornal" - Lisboa e no "Jornal de Notícias" - Porto.

Prémios

Melhor espectáculo de 1979 - "Ou isto ou aquilo"; Melhor espectáculo de 1981 - "A vida íntima de Laura"; Melhor espectáculo de 1984 "Chorar para rir", Prémio de Carreira - "Dez anos do 25 de Abril" - 1985 - prémios da Associação Portuguesa de Críticos Teatrais.
Prémio de Melhor Interpretação - "La vie intime de Laura" - Bienal de Teatro de Lyon
- França.
Prémio "Maria Casares" da Associação Galega de Artistas e Técnicos de Teatro para o espectáculo, "As laranxas mais laranxas de todas as laranxas" - 2004.

Participações Internacionais

Delegado Português no Executivo da ASSITEJ - Association International du Théâtre pour l' Enfance et la Jeunesse.
Participa várias vezes da Bienal de Teatro de Lyon com os espectáculos "Chorar para rir" e "O rouxinol", ou ainda nas mesas de debate do Festival.
Participa com o espectáculo " A serpente" de Nelson Rodrigues do Festival "Navegar é preciso" - Brasil.
Viaja com "Acende a noite" ao Festival Ray Bradbury - Bergamo - Itália.
Participa do Festival de Teatro Português em Paris com o espectáculo "O rouxinol".
Participa do grupo de reflexão sobre Teatro na Escola - "L'autre Antigone" - Bélgica.
Participa no XXVIII Festival Internacional de Teatro de Oriente. Venezuela, e no Festival Les Gongs de Capar - Togo, com o espectáculo "Nojo".
Participa do Festival Internacional "IV Intercâmbio de Linguagens para Crianças" - Rio de Janeiro - Brasil - 2006, com o espectáculo "O medo Azul".
Participa da XVI edição da Biennale Thèâtre Jeunes Publics / Lyon - 2007, com o espectáculo "La peur bleue"; participa também dos Rencontres professionnelles internationales.

Vida Docente

Professor na Academia Contemporânea do Espectáculo; Ballet Teatro e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Porto.
Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação/Porto e na Universidade de Évora.

Publicações

                            

"Théâtre pour l'Enfance et la Jeunesse au Portugal" - Publicação ASSITEJ - França.
"O Instante Plural" - Livros Horizonte - Lisboa
"20 Anos de Teatro e Miscigenação" - Afrontamento/Quinta Parede/Fundação Gulbenkian.
"Teatro na Escola - A Nostalgia do Inefável" - Afrontamento/Quinta Parede/ IPAE
"As laranxas mas laranxas de todas las laranxas" - Centro Dramático Galego - Xunta da Galicia.
Colabora no Livro, "Voyage Theatral avec des jeunes." (Enjeux politiques et éducatifs en Europe) - Ouvrage Collectif coordonné par Paul Biot - L'autre Antigone - Bélgica.
"30 Anos de Teatro e Jovem Público" - Quinta Parede/Fundação Gulbenkian.
Colabora no livro: "Théâtre-Action" - Editions du Cerisier - Bélgica - 2006.
Organiza e colabora na livro: "Teatro e Educação -Transgressões Disciplinares" - Edição CIIE - Edições Afrontamento - 2007.